Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

O materialismo dialético e a desvinculação entre a utopia e a ciência

As obras “Do socialismo utópico ao socialismo científico” cujo autor é Friedrich Engels e “O Manifesto Comunista” de coautoria deste e Karl Marx são essenciais para compreender como este regime funciona e quais são seus objetivos. Ao analisar a história econômica da humanidade pelo viés do materialismo dialético, eles desenvolveram o estudo mais minucioso do capitalismo em todos os tempos, pois apenas conhecendo-o fio a fio para destruí-lo por completo. O erro dos primeiros teóricos e pensadores da doutrina socialista foi deixá-la apenas no plano utópico, contestando sem importar-se na maneira como iriam por um fim ao sofrimento dos proletariados. Essa falha foi consertada por Engels e Marx quando passaram a investigar as minúcias desse sistema e adaptaram-na à realidade dos povos.
A descoberta da mais-valia foi de grande utilidade à luta proletária no sentido de encaminhá-los a consciência de sua situação dentro da dinâmica econômica capitalista. Os Estados burgueses temiam o comunismo, pois sabiam que não era uma ideia sem pé nem cabeça, seus fundamentos são tão reais quanto o ar que respiramos. A superestrutura relaciona-se à exploração de minorias e às infraestruturas, uma vez que a desvalorização entre trabalhadores de idades e gêneros distintos cria um ambiente propício ao capitalismo e à acumulação de capital; até mesmo as famílias deixaram de lado o sentimentalismo e renderam-se às relações monetárias, quando os filhos e a esposa emergem no mercado de trabalho a salários irrisórios por pressão do patriarca.
É contraditório imaginar que hoje somos capazes de produzir bem mais alimentos que há mil anos trás e, todavia, ainda não cessamos o problema da fome mundial. Crises como essas estão relacionadas à superprodução e sua má distribuição entre aqueles que trabalham para produzi tal quantia. Por essa e outras que o comunismo não deveria assustar quando preconiza a extinção da propriedade privada, pois um bem-estar social será alcançado quando a maioria vive bem, em contraste com a situação atual.
Em suma, dos ensinamentos apreendidos da leitura de seus textos, quando alcançarmos tal patamar, a qualidade de vida melhorará e as lutas de classe não mais haverão de existir por falta de conflitos econômicos relacionados à exploração de seus iguais. Aqui, todos trabalham em prol da otimização de suas vidas, não de seus lucros. Um aproveitamento melhor de nossa passagem na Terra pode ser bem mais prazeroso quando comparado a horas dentro de uma empresa à qual odiamos e nos prendemos apenas pela nossa subsistência. 

Letícia Felix Rafael, 1º ano - Direito (noturno) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário