Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 21 de março de 2016

A Importância do Método Empírico na Superação do Senso Comum

O pensamento baconiano consiste em essência na realização da pesquisa empírica. A experiência é o núcleo de sua tese metodológica. Bacon era um crítico da filosófia infértil dos filósofos classicos, notadamente Aristóteles. Para ele, a aquisição do pensanento deveria ter proposito de utilidade prática para a dominação do homem sobre a natureza e não somente servir de instrumento para a ruminação intelectual.
A falta da experiência culmina na proliferação do senso comum, este resultante da precipitação das ideias em relação à prática. O próprio Francis Bacon pede para que se conheça a fundo sua obra antes de julgá-la. Isso ocorre pois, segundo o autor, a confiança isolada na mente humana induz ao erro, logo a validade das concepções depende não da sua lógica, mas da sua capacidade de sobrevivência aos testes.
As observações de Bacon ainda podem ser muito bem aplicadas no âmbito acadêmico, onde a produção teórica é antes usada para compôr e expandir bibliotecas do que para criar instrumentos de transformação social efetiva. Enquanto ambos os aspectos deveriam permanecer unidos, um deles ê usado como subsídio de inflação de egos no meio acadêmico e o outro é negligenciado.

Mauricio Vidal Gonzalez Polino - 1º ano - direito/noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário