Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 21 de março de 2016

A busca pelo poder

O filósofo inglês Francis Bacon defende em sua obra a percepção do mundo e a obtenção da verdade através da interpretação da natureza, esta tanto física como humana e social. Após observar os fatos e eliminar os ídolos pode ser obter o saber. E como deve ser esse saber? Segundo Bacon deve ser de caráter obrigatoriamente concreto, que leve a obras frutíferas, afinal ele é a fonte de poder.

Isso explica o movimento pela privatização das universidades publicas no país. O setor privado, ciente desse dito baconiano, busca incessantemente o controle do saber brasileiro, propagando idéias que procuram nos convencer que a privatização é a melhor saída.

Infelizmente o Brasil já está passando por esse processo, cerca de 71,4% dos estudantes de ensino superior estão matriculados em instituições privadas. Assim perdemos a autonomia na produção do saber, que passa a trabalhar exclusivamente a serviço do capital, além do prejuízo na capacidade e incentivo à reflexão.                                                                                                  
Observar realmente é fonte de conhecimento verdadeiro, que nos dá poder. É preciso aprender com as experiências passadas para saber administrar o futuro, adquirindo-se assim o poder do discernimento. 
                                                                    Leticia Garozi Fiuzo, 1°ano direito noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário