Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 21 de março de 2016

Bacon e a Realidade Despida de Paixões

Em "Novum Organum" Francis Bacon explica seu método de fazer ciência, o qual só reconhece a experiência como guia seguro e rejeita as construções que a mente faz por ela mesma.
                                                       
Este método,exatamente por isso,denomina-se "cura da mente" pois seu mecanismo é a regulação da mente através da experiência. As chamadas "antecipações da mente" são as formadoras do "senso comum" e prejudicam a ciência pura. Bacon aponta quatro tipos de Ídolos que seriam as percepções falsas que temos do mundo: Ídolos da tribo (vinculados às distorções da mente humana), Ídolos da Caverna (vinculados à formação do indivíduo, suas leituras e educação), Ídolos do Foro (vinculados à influência das associações do indivíduo) e Ídolos do Teatro (que dizem respeito às superstições,astrologia e magia).

Esses Ídolos correspondem aos fatores que causam alienação na nossa sociedade e podemos percebê-los, claramente, na atual crise política pela qual o país passa através dos debates entre a direita e a esquerda, das preferências midiáticas, bem como a nomeação de heróis e de vilões. Por meio desse recorte, percebemos os perigos dos vícios criados pela nossa mente, os quais nos impedem de enxergar a realidade despida de paixões, e a importância do método de Bacon para nos livrar dessas armadilhas e compreender o nosso entorno tal como ele é.


Aluna: Juliana Furlan de Carvalho – 1º Ano, Direito Noturno 

Nenhum comentário:

Postar um comentário