Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 28 de junho de 2011

Webber e a compreensão das ações sociais

Max Webber analisa a sociedade de modo a atribuir a cada um e suas respectivas ações as mudanças das conjunturas sociais que se davam em sua época. Como seu estudos se baseiam nas ações de cada indivíduo e suas razões, ele refuta a ideia de que existem leis definidas as quais definem o modo do comportamento de toda a sociedade. Por essa razão sua análise parte do pressuposto de que a sociologia deve estudar as influências e motivos da economia, valores políticos,religiosos e culturais que expliquem as ações individuais das pessoas.

Além disso Webber critica o materialismo histórico de Marx. Webber considera que a análise da economia como explicação para todos os aspectos da vida na sociedade, dificulta o processo de entendimento com relação a sociologia, porque as explicações econômicas se assemelham as religiosas, tratadas como dogmas sem respaldo racional ou científico. Ou seja Webber rejeita a ideia de que tudo tenha sua explicação na economia. Não negando, porém, a influência desta na sociedade, ele apenas considera que seu uso de modo a explicar a sociedade não seja absoluto.

Somando-se a isso há a utilização do método comparativo por Webber, que consiste na análise de um objeto idealizado e sua comparação com um real, por onde ele desejava fugir das generalizações. Mostrando-nos que nem todos se comportavam do modo como sua classe era idealizada. Pode-se assim dizer que com base neste método comparativo o sociólogo seria capaz de compreender mais precisamente a configuração real dos agentes sociais.

Assim pode se entender que Webber introduz o pensamento de que os aspectos sociais são relativos às conjunturas sociais. Com isso a sociologia avança na compreensão da sociedade por seus valores predominates

Nenhum comentário:

Postar um comentário