Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 28 de junho de 2011

A vida de acordo com o método de Descartes

Postagem sobre o texto 1 – René Descartes

O Discurso do Método é considerado por todos um sistema universal. Essa obra foi criada por Descartes, para encontrar a verdade, mas o autor deixa claro logo nas primeiras páginas do livro que não é sua intenção ensinar um método para que cada individuo conduza sua razão, mas sim a maneira que encontrou para guiar a própria.
A obra é toda permeada pela autoridade da razão, conceito banal para o homem moderno, mas um tanto novo para o homem medieval (muito mais acostumado à autoridade eclesiástica). A autoridade dos sentidos (ou seja, as percepções do mundo) também é particularmente rejeitada; o conhecimento significativo, segundo o tratado, só pode ser atingido pela razão, abstraindo-se a distração dos sentidos.
Descartes propôs que sempre devemos duvidar de tudo em todos os momentos. Afirmava que era necessário distinguir o verdadeiro do falso. Ele baseia sua busca em seu ceticismo, considera falso qualquer coisa que tenha um mínimo de incerteza. O método cartesiano põe em dúvida tanto o mundo das coisas sensíveis quanto o das inteligíveis, ou seja, duvidar de tudo. As coisas só podem ser apreendidas por meio das sensações ou do conhecimento intelectual. Através da duvida ele encontra sua primeira certeza, pois se ele duvida, ele pensa, e se ele pensa ele existe. Cogito, ergo sum. Penso, logo existo. Ele não pode nunca duvidar da sua própria capacidade de duvidar, e se a duvida existe ele também existe.
Para reconhecer algo como verdadeiro, ele considera necessário usar a razão, o raciocínio como filtro e decompor esse algo em partes isoladas, em idéias claras e distintas, ou seja, propõe fragmentar, dividir o objeto de estudo a fim de melhor entender, compreender, estudar, questionar, analisar, criticar, o todo, o sistema. Enfim experimentar na esfera da ciência e da razão, isto é estudar empiricamente, cientificamente, historicamente e racionalmente. Estas operações reconstituiriam as três operações elementares da mente humana, a indução (que consiste em captar realidades mínimas), a dedução (agrupar observações e inferir resultados) e a enumeração (acompanhada da revisão e reelaboração de conceitos). O sistema cartesianismo baseia-se também resumidamente, na divisão de um problema em vários problemas menores, o que podemos chamar de análise. Feito isso devemos começar a resolver o problema que já está divido em parte menores pelas partes mais simples.
Para garantir que a razão não se deixe enganar pela realidade, tomando como evidência o que de fato pode não passar de um erro de pensamento ou ilusão dos sentidos, o método seria um instrumento, que bem manejado levara o homem a verdade, esse método consiste em aceitar apenas aquilo que é certo e irrefutável e conseqüentemente eliminar todo o conhecimento inseguro ou sujeito a controvérsias. O objetivo de Descartes era de abranger numa perspectiva de conjunto unitário e claro, todos os problemas propostos a investigação cientifica.
O Discurso do método é um diário de bordo de Descartes, dirigir nossa vida através dos pensamentos dele pode parecer complexo, mas é muito mais simples do que imaginamos e também tornaria a resolução de nossos problemas muito mais simples, bastaria seguir o preceito de resolver primeiro as coisas primeiras.

Um comentário:

  1. Trechos da WIKIPÉDIA !!!!!!!!! PLÁGIO !!! Além de trechos de outros sites.

    ResponderExcluir