Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 28 de junho de 2011

Engels: Socialismo e Socialismo Científico

Texto Base: ENGELS, Friedrich. DO SOCIALISMO UTÓPICO AO SOCIALISMO CIENTÍFICO (1887).

Por meio desse texto, Engels vai afirmar que a burguesia carrega os elementos da sua própria destruição ao dominar de forma tão opressiva a classe trabalhadora. Quanto ao socialismo científico, vai afirmar que a destruição das diferenças de classe leva a libertação de toda a humanidade e não só de uma única classe.

Por já estar latente na sociedade, o que nos levaria ao socialismo seriam as condições históricas, o socialismo só deixa claro o potencial que os operários possuem.

Engels vai também elogiar o Iluminismo ao afirmar que o mesmo traz uma ruptura com o passado, quebra com os paradigmas convencionais, sobretudo, da religião e de uma tradição europeia marcada pelo absolutismo.

Posteriormente Engels vai discorrer sobre os Socialistas Utópicos, no caso:

Saint-Simon: Ociosos seriam os burgueses, os que viviam de renda, altos funcionários que viviam a sombra do estado. Os empresários eram trabalhadores porque geravam riqueza, rendas, mas não ociosamente.

Fourier: Crítica mordaz à civilização burguesa que reproduz a barbárie como fator natural. Ele idealiza os falanstérios, que seria uma proposta de cooperativa de autossuficiência comunitária, comunidade auto gerida. Ele pontua uma contradição na sociedade: a pobreza brota da sociedade.

Owen: Coesão social é obtida por meio de condições dignas de trabalho e educação às crianças. Para Owen as novas forças produtivas deveriam servir à edificação de uma nova sociedade (onde, trabalho = bem coletivo). Ele também exerceu importante papel no progresso das leis trabalhistas/aprimoramento das cooperativas e realizou experiências de cooperativas, mas essas faliram por falta de competitividade.

Conclusão de Engels sobre “utópicos”: Na análise destes, socialismo aparece como verdade a ser revelada pela visão de alguns homens especiais. “E, como a verdade absoluta não esta sujeita a condições de espaço e de tempo nem ao desenvolvimento histórico da humanidade, só o acaso pode decidir quando e onde essa descoberta se revelará”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário