Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 28 de junho de 2011

Divisão do Trabalho Social

A divisãodo trabalho social é um estudo em que aborda a interação social entre os indivíduos que integram uma sociedade.

Dentro da perspectiva sociológica durkheimiana, a existência de uma sociedade só é possível a partir de um consenso entre seus membros constituintes. Segundo Durkheim, esse consenso se baseia em diferentes tipos de solidariedade social.

Em sua obra sobre a divisão do trabalho social, Durkheim esclarece que a existência de uma sociedade, assim como a própria coesão social, está baseada num grau de consenso entre os indivíduos e que ele chama de solidariedade. De acordo com o autor, há dois tipos de solidariedade: a mecânica e a orgânica.

A solidariedade mecânica prevalece naquelas sociedades ditas primitivas, cujos agrupamentos humanos são do tipo tribal, sendo formado por clãs. Nestas sociedades, os indivíduos que a integram compartilham das mesmas noções e valores sociais tanto religiosos como em relação aos interesses materiais que priorizam a subsistência do grupo, essa correspondência de valores assegura a coesão social.

Diferentemente existe a solidariedade orgânica que é predominante nas sociedades ditas modernas do ponto de vista da maior diferenciação individual e social. Além de não compartilharem dos mesmos valores sociais, os interesses individuais são bastante distintos e a consciência de cada indivíduo é mais acentuada.

A divisão do trabalho, por aumentar a força produtiva e a habilidade do trabalhador, é condição necessária do desenvolvimento intelectual e material das sociedades, o autor emprega alguns conceitos das ciências naturais, em particular da biologia, com objetivo de fazer uma comparação com a diferenciação crescente sobre a qual se assenta a solidariedade orgânica.

Durkheim estuda as sociedades complexas como grandes organismos vivos, onde os órgãos são diferentes entre si (que neste caso corresponde à divisão do trabalho), mas todos dependem um do outro para o bom funcionamento do ser vivo. A divisão social do trabalho faz aumentar o grau de interdependência entre os indivíduos.

Em lugares onde predomina a solidariedade orgânica, a coesão social não está assentada em crenças ou valores sociais, esta deve ser fundamentada através de códigos e regras de conduta que estabelecem direitos e deveres, esse conjunto de normas é chamado Direito.

Um comentário:

  1. O texto é cópia de sites como http://educacao.uol.com.br/sociologia/durkheim1.jhtm e http://historiografo.blogspot.com/2009/09/durkheim-divisao-do-trabalho-social.html. Portanto, PLÁGIO !!!

    ResponderExcluir