Na obra “O discurso do Método”, Descartes propõe, em meio à racionalidade matemática e à razão, uma maneira racional do indivíduo encarar aquilo que tem como verdade.
A utilização deste pensamento matemático se dá graças aos resultados exatos (e de extrema fascinação para o autor) de tal ciência, este, para obter tal exatidão cria o “Método”, maneira pela qual o homem, ser racional, consegue alcançar o conhecimento.
Essa linha de raciocínio criada por Descartes guiou o pensamento científico posterior a sua publicação, sendo esta divida em quatro partes (evidência, análise, síntese e enumeração), as quais, após serem seguidas, chegam à uma verdade indubitável.
Ainda nessa obra o autor disserta sobre a existência de Deus, idéia comprovada ao considerarmos este como ser perfeito, e o homem como ser imperfeito, o qual busca, das mais diversas formas, atingir as qualidades do primeiro.
Guilherme Dias- Direito Noturno
Ao citarmos a criação de tal método não podemos esquecer da influência que este causou nas mais diversas áreas do conhecimento, sendo capaz de transformar a visão de mundo daquilo que era tido com VERDADE indubitável. Fato possível apenas pela racionalidade guiada, a qual visa alcançar as verdadeiras realidades. “
Nenhum comentário:
Postar um comentário