A charge acima representa bem o pensamento de Durkheim sobre a educação, para ele o principal papel da educação é forjar o ser social, ela um tipo de processo socializador do indivíduo de acordo com a sociedade em que vive.
O sociólogo não fala sobre a educação apenas como escolarização, mas sim como educação em si, o seu comportamento diante do coletivo. Então, também cabe aos pais, e não apenas aos professores, ensinarem as crianças um comportamento com base na sociedade atual, para que haja uma manutenção da coerção social.
Segundo Durkheim “O homem que a educação deve realizar em nós não é o homem tal como a natureza o criou, mas sim tal como a sociedade quer que ele seja.”, ou seja, para ele o pensamento individual e o pensamento coletivo, o qual é criado através da educação, moldam o que ele chamava de ser social, aquele que constrói ideias, hábitos e costumes com base na sociedade atual.
Por isso Durkheim defendia a ideia de que a educação tinha um grande papel significativo na sociedade, já que é ela que adequa o indivíduo as normas e regras sociais.
Maria Eduarda Gusmão de Jesus 1° Semestre - Matutino
Nenhum comentário:
Postar um comentário