Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 22 de maio de 2022

O Papel de Durkheim na Sociologia

 


  Dito por muitos como o grande pai da sociologia, Émile Durkheim foi um psicólogo e sociólogo francês, conhecido como o fundador do primeiro método sociológico que diferenciou a sociologia das demais ciências da época, junto com Karl Marx e Marx Weber, Durkheim faz parte do que chamamos de sociologia clássica, quando após as revoluções francesa e industrial, os pensamentos se voltavam para explicar a estrutura da sociedade e os fenômenos sociais gerados pelo nascente capitalismo.

   Em primeira análise, vale destacar o que foi chamado por Durkheim de ‘’Fatos Sociais”, isto é a maneira fixa de agir ou não que seja suscetível de provocar no indivíduo uma coerção exterior, assim as regras que não são impostas pelo direito, se impõe pela impossibilidade de fugir a elas, ou seja, a coerção se torna evidente quando resistimos às regras sociais (fatos sociais), Durkheim acreditava que tal coerção seria o fundamento base da ordem social. Além disso, para o sociólogo, tais fatos sociais devem ser tratados como coisas, logo é necessário que se mantenha uma distância em relação ao objeto de estudo, para que não sejamos influenciados por outras situações. A análise ideológica deve utilizar como fundamento o conhecimento anterior, a realidade, percepção social -política, valores e históricos, assim sendo o conhecimento só é produzido após a observação do fato social. 

   Ademais, é importante falarmos acerca da sociedade na lógica de Émile Durkheim, que privilegia a solidariedade social, pois esta era capaz de gerar um consenso moral e a relação normativa, para mais a sociedade não era apenas a soma dos indivíduos que a compunham, mas sim as consciências, os valores, os sentimentos, que ao serem unidos formam algo novo e externa àquelas consciências, gerando assim uma nova realidade também, ou seja, uma consciência coletiva. Desse modo, a sociedade inicia a reprodução de valores e vai surgindo daí os parâmetros normativos da sociedade. Assim como, para ele as sociedades eram independentes (são o que são), como uma instituição preservadora em busca de harmonia, nesse sentido o estabelecimento da norma teria como objetivo evitar a anomia que acontece quando as instituições sociais (família, escola, igreja e órgãos estatais) funcionam de maneira isolada e deixam de “trabalhar’’ de forma adequada e organizada, logo a comunidade sofre danos à condição da ordem social e coerção.

   Por fim, fica claro que os ensinamentos de Durkheim está até hoje influenciando a sociedade, seja na educação, no ideal de coletivismo, nas noções de solidariedade e métodos de pesquisa. Deixo aqui uma frase (escrita por ele) e uma charge que fazem muito sentido na realidade em que vivemos.

  "Se todos os corações vibram em uníssono, não é por causa de uma concordância espontânea e preestabelecida; é que uma mesma força os move no mesmo sentido. Cada um é arrastado por todos." - Émile Durkheim


 



Thais Maria Rosario - 1º Direito Noturno

   


Nenhum comentário:

Postar um comentário