Total de visualizações de página (desde out/2009)

quarta-feira, 19 de março de 2014

Direitos em um mundo sem leis

DIREITOS EM UM MUNDO SEM LEIS

         Seriam as leis apenas um reflexo das necessidades humanas ou seriam elas apenas uma forma do Estado alcançar seus interesses ao custo do esforço da sociedade? Devemos agir apenas em conformidade com a lei ou desobedece-la em prol de um bem maior para toda a sociedade? Seria errado dizer que as leis devem ser seguidas à risca ou que elas são o único método de trazer ordem e bem estar social? 
         Em momentos como este devemos refletir sobre o real significado da palavra direito. Mesmo que grande parte da população de um pais não possua conhecimento sobre as leis, com certeza ela sabe de seus direitos; emprego, moradia, comida, lazer etc., são alguns exemplos. Estamos vivendo em uma época onde o direito vai muito além dos seres humanos: a fauna e a flora deve ser preservada pelos homens para que, consequentemente, ajudem na manutenção do bem estar social.
         Seria possível viver em um mundo onde, da noite para o dia, as leis deixaram de existir? Será que mundo seria um bom lugar para viver se houvessem apenas as leis e ninguém soubesse o que são direitos? 
        As leis por si mesmas não são capazes de proporcionar uma cura aos males sociais, sendo o Brasil um claro exemplo desse caso, onde é comum observar desigualdades vindas do abandono das classes pobres da sociedade. É fácil observar que os direitos são essenciais para os seres humanos, até mais que as leis, pois acima de tudo, os direitos buscam o bem comum e a justiça, por isso devem-se elaborar leis que tenham como objetivo garantir a dignidade humana e as necessidades básicas de cada cidadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário