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quarta-feira, 19 de março de 2014

Direito na escola


    Pode-se entender Direito como um conjunto de normas jurídicas vigentes em um país, normas que controlam as relações do indivíduo na sociedade. Assistindo-se ao vídeo “O direito achado na rua” é visível a incapacidade do povo brasileiro de definir Direito, a falta de instrução e conhecimento da sociedade.
     A Constituição brasileira deveria ser objeto de estudo de todos os cidadãos, não apenas daqueles que decidem por ingressar no campo jurídico, pois com o conhecimento das leis que regem a vida cotidiana, o individuo, teria melhor capacidade de assegurar seus direitos e exercer a cidadania.
    No entanto, o que ocorre é justamente o oposto, o povo se vê distante do Direito, como sendo algo elitizado, de difícil compreensão. Segundo Márcio Oliveira Puggina vivemos um sistema judiciário que visa a dar a cada um o que é seu, ou seja, aos ricos a riqueza e a aos pobres a miséria.
   O governo deveria fornecer conhecimentos jurídicos básicos na grade escolar, de preferência no ensino médio, onde o aluno já possui maior capacidade de compreensão das relações sociais.
      Desse modo criaria-se uma sociedade capacitada a defender seus próprios interesses, a exercer melhor a cidadania, mais participativa e em condições de entender o meio em que vive. Atendidas estas colocações seria possível inclusive alterar o Direito vigente, pois é através das lutas que se constituem novas leis.

Bruna Midori Yassuda Yotumoto, 1º ano direito matutino

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