Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 27 de maio de 2012

Utopia Científica

Marx e Engels ( a dupla mais famosa do socialismo) condenaram os socialistas utópicos por não leveram em conta as aplicações reais e concretas de suas idéias. Elaboraram o chamado "socialismo científico", que avaliava as relações de poder durante a história, a luta de classes, a mais-valia, e propunham uma tomada do poder por parte dos operários, que tanto sofriam nas mãos dos burgueses detentores dos meios de produção. Valeram-se também da Dialética Materialista para formular seus conceitos de modo científico.
Mas o resultado de tanta pesquisa, elaboração, revolta, formulação, análises, etc,etc, etc foi a consolidação quase que absoluta do capitalismo que existe atualmente.
Será que o motivo de o socialismo científico não ter tido sucesso e ser derrotado pelo capitalismo foi as falhas daquele ou a força deste? O fato é que vivemos, séc. XXI, num mundo CA-PI-TA-LIS-TA! Um mundo mcDonalds, Nike, Coca-Cola, enfim, de todas as maravilhas ( para os ricos) e desgraças (para os pobres) que só o capitalismo é capaz de oferecer.
Isso nos leva a concluir que a solução para todos os problamas de desigualdade, fome, miséria, péssimas condições de vida dos operários não era  o socialismo. Esses problemas continuariam a existir numa sociedade socialista pelo simprles fato de ser uma sociedade, de envolver pessoas. Não existe um modelo perfeito que exclua esses problemas sociais na prática, porque uma vez os operários no poder, quem sofreria seriam os burgueses. Sempre haverá os favorecidos e os prejudicados, e sempre haverá problemas sociais enquanto houver sociedade. Tentar fugir disso seria entrar na utopia, tão condenada.
O que se deve fazer é tentar atenuar e reduzir os problemas sociais, dentro do próprio modelo instalado, acreditar que mudar o sistema resolverá tudo é ilusório e ingênuo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário