Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 27 de maio de 2012

Sábia Mafalda!


                        Engels é muito feliz ao negar a dialética de Hegel, que, por sua vez baseava-se nos pensamentos, idéias. A dialética materialista proposta em  "Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico" busca superar o mencionado autor através de uma nova  linha de pensamento: o mundo material e a luta pela vida que determinam os vícios humanos.
                       Tendo em vista que a ciência configura-se pela compreensão e prática, o autor propõe a análise da sociedade concreta para compreender o que se afirma e, simultaneamente, o que se nega (devido a necessidade de superação dessa última). Em sua obra, enfatiza-se o sentimento de opressão compartilhada por toda a classe operariada (tese), e a suposta mudança possível (antítese). A partir desse método, chegava-se á uma mudança na situação inicial - fundamental para sua dialética.
                       Mas esse método proposto pode ser aplicado a muitas temáticas do nosso cotidiano. Um exemplo disso é o desequilíbrio econômico: é causado pela mais valia, característica do sistema capitalista, que, por sua vez promove a concentração de renda; com essa última, o consumo é restringido, e o consumo é essencial ao sistema capitalista; logo, ao equilibrar a sociedade economicamente (ato "socialista"), o consumo aumentaria, realizando a manutenção do sistema capitalista. Confuso, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário