Do socialismo científico ao socialismo utópico
Quem lê tal título pensa que é um erro do autor, pois está acostumado a ler "do socialismo utópico ao científico", uma alusão ao desenvolvimento do socialismo, que com o tempo passou a ser melhor idealizado, com idéias coerentes por parte de seus autores.
Entretanto, o texto que aqui escrevo tem a finalidade de mostrar poque o socialismo de Mark e Engels não teve sucesso, ou seja, passou a ser considerado pela maior parte da nossa geração atual como um sonho que jamais se realizará.
De fato quem observa a situação atual de Cuba, ou então a situação da Coréia do Norte em comparação com a Coréia do Sul, por exemplo, pode ficar instigado com os resultados do socialismo.
Primeiramente, então, é bom constatar que o sistema fora implantado de forma errada por uma simples questão de lógica: para repartir é preciso ter. Assim, não é possível imaginar um sistema igualitário que fincione bem dentro de países pobres, como é Cuba, como era a Rússia, Coréia do Norte e por aí vai.
Além disso, o sistema sofre com alguns erros, como a falta da chamada meritocracia. Se eu for ganhar sempre a mesma coisa, porque é que trabalharei melhor ou por mais tempo? Essa pergunta explica o porque da diminuição cade vez maior da produção e consequentemente da renda em países socialistas...
José Eduardo Garcia Tavares
Nenhum comentário:
Postar um comentário