“[...] as
condições de superação das contradições devem ser buscadas na estrutura
material (econômica) da sociedade”
F. Engels
A burguesia
utilizou seu poder econômico para modificar as formas de governo em muitos
países do mundo. As Revoluções Industriais provaram que o homem é capaz de
transformar a natureza em bens de consumo. Engels acerta em dizer que a
“estrutura material” de uma sociedade é influenciadora política e social e
origem das desigualdades.
O
capitalismo, resultado do esforço da burguesia em garantir todos seus
interesses, garantiu o salto dos meios de produção de um patamar insuficiente
dentro do sistema feudal até a fabricação em grandes escalas. Até aqui, Engels
admite os bons aspectos, porém a grande crítica é a apropriação por parte dos
burgueses pelo produto que os trabalhadores produzem. E o excesso, a
superprodução alavancou a pobreza, as contradições sociais e engessou os
indivíduos em classes sociais sem aparente mobilidade, uma sociedade estamental
moderna: as oportunidades não alcançam nem a maior parte da população.
Então como
buscar, atualmente, as “condições de superação das contradições na estrutura
material”? A resposta está na associação entre os a participação do Estado e da
parte da sociedade que possui ativismo social. Contrariando Engels, que
escreveu sobre o mundo em seu tempo, não há em vista na atualidade uma
revolução como o socialismo: com a tomada de poder pelo proletariado, que hoje
se encontra em situação mais complexa em relação aos seus componentes, haveria
uma verdadeira guerra e os modos de produção seriam mais uma vez apropriados
por outra classe social, agora dominante. Não se extinguiria as desigualdades, a
propriedade privada, as opressões e, por último e ainda menos viável, o Estado.
Pode-se
afirmar que a herança do socialismo para o nosso tempo é o ideal de progresso
humano. Os benefícios da modernidade que devem ser transferidos a todos dever
estar sob a responsabilidade dos direitos humanos, auxiliados pelo próprio
sistema capitalista, que parece ser inerente a personalidade humana.
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