Em sua obra ,"Curso de Filosofia Positiva", Auguste Comte busca entender os estados epistemológicos através dos quais a sociedade pode construir conhecimento.
Primeiramente, há o estado mais primitivo. Conhecido com estágio Teológico. Nesse período os homens acreditam poder buscar a essência dos objetos por meio de explicações sobrenaturais,tendo embasamento em uma ou mais divindades.
Após certo amadurecimento, o estágio Teológico é substituído pelo estágio Metafísico. Desse modo, o estado Metafísico se trata de uma transição para o estagio de amadurecimento máximo da edificação do conhecimento.
Por fim, tem-se o estágio Positivo ou Científico. É nesse momento que os pesquisadores param de buscar a essência dos objetos,acreditando sem possível buscar,apenas, as relações entre as diversas coisas.
Em síntese,Comte pretende mostrar que a busca pelo conhecimento modificou-se ao longo dos anos, e caminha para o amadurecimento. No estágio de sabedoria máxima, estágio científico, com a observação de leis imutáveis e relações entre os objetivos de estudos, pode-se alcançar conhecimento sólido.
Lucas Rezende de Melo- 1º noturno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário