Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 24 de maio de 2015

A física social

Auguste Comte, nascido em Montpellier, França, no ano de 1798, é considerado fundador do Positivismo e da Sociologia. Nascido em uma época conturbada em seu país, Comte tenta explicar a crise vivida no período em suas obras, elaborando o que ele chama de “filosofia positiva”. Um de seus principais trabalhos é o "Curso de Filosofia Positiva", no qual Comte enuncia a lei dos três estados, que propõe a existência de três diferentes tipos de pensamento: o teológico, que atribui as causas de algo ao divino; o metafísico, considerado um pensamento de transição, que troca a ideia de um ser superior por forças para explicar os mais diversos assuntos; e o positivo, que desconsidera as causas para preocupar-se com a elaboração de leis que demonstrem relações invariáveis entre fenômenos.
Para Comte, era possível criar uma física social; já que o homem havia fundado, segundo o autor, a “física celeste” e a “física terrestre”, era urgente criar uma ciência precisa que explicasse a própria sociedade. Essa ideia seria o pilar fundamental do positivismo, que deveria resolver a crise vivida até mesmo pelas “nações mais civilizadas” de sua época. Comte ainda acredita que o “caos intelectual” vivido deriva dos diferentes estados de pensamento que coexistem; para o pensador, era fundamental a prática de um único tipo de ideal, de forma a se evitar conflitos, ainda que este não fosse a filosofia positiva; contudo, Comte afirma que só ela “é a única destinada a prevalecer”.
O Positivismo criado por Comte influenciou a filosofia, a política e a ciência, influenciando, portanto, a própria história. Não é difícil encontrar seus efeitos em nossa realidade; a bandeira brasileira é um dos maiores exemplos disso, enunciando a célebre fase positivista “ordem e progresso”. O regime militar vivido pelo Brasil também sofreu, de certa forma, forte influência do positivismo, usando da ideia de “ordem” como uma justificativa para a violência. 
Victor Gabriel Suzumura Cintra
1º Ano - Noturno

Um comentário:

  1. Seu artigo peca por afirmar que o regime militar foi influenciado pelo positivismo,isso não é verdade,isso é uma calunia criada pelos socialistas/marxistas das nossas universidades,não havia nenhum militar positivista e as violências praticadas por eles foi igual a violência praticada em regimes socialistas de esquerda como Cuba,China,Vietnã entre outras,portanto não tem nada a ver com o positivismo o governo dos militares no Brasil.

    ResponderExcluir