Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 24 de maio de 2015

Ordem, Progresso e o Positivismo de Comte

Ordem, Progresso e o Positivismo de Comte

Comte foi um filósofo francês conhecido por suas teorias sociológicas positivistas. O Positivismo busca encontrar explicações para os fenômenos sociais baseado nas ciêncas naturais. Comte afirmou que os fenômenos sociais podem e devem ser percebidos como os outros fenômenos da natureza.

A teoria positivista é realizada através da observação e de métodos científicos válidos. O positivismo tem ideias republicanos, como a melhoria de condições sociais e principalmente morais. 

“No entender de Comte, a sociedade apresenta duas leis fundamentais: a estática social e a dinâmica social. De acordo com a lei da estática social, o desenvolvimento só pode ocorrer se a sociedade se organizar de modo a evitar o caos, a confusão. Uma vez organizada, porém ela pode dar saltos qualitativos, e nisso consiste a dinâmica social. Essas duas leis são resumidas no lema ‘ordem e progresso’” (VASCONCELOS apud LAGAR et al., 2013, p. 18)

O Positivismo teve grande influênca no Brasil, um exemplo disso é a frase “Ordem e Progresso” que encontramos na bandeira brasileira é de inspiração positivista e é uma reflexão dos valores conservadores da sociedade brasileira. é uma forma abreviada do lema de autoria do positivista francês Auguste Comte: "O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim”. 

Atualmente, o positivismo é considerado uma filosofia conservadora, que atribui qualidades morais e valores tradicionais a uma sociedade, sendo duramente criticada por escolas posteriores. 

Juliana Novaes Bueno de Camargo - Direto Noturno 

Um comentário:

  1. Muito bom o seu artigo juliana.N.B.de Camargo só lhe faço uma ressalva,que é o que se refere a frase "Ordem E Progresso",ela não reflete nenhum conservadorismo,pelo contrário ela sugeria necessidade de ordem na sociedade,algo comum em todas as ideologias como socialismo,liberalismo,fascismo,comunismo,mercantilismo,colonialismo,etc...,portanto é algo fundamental pra todas as sociedades,ja progresso é o objetivo de todas as nações,nenhuma nação quer ficar na miséria,todos os indivíduos querem o progresso,não só social(riqueza),mas também intelectual; E quanto as críticas que sofre o positivismo,elas vem do mesmo lugar de sempre,ou seja da militância de esquerda socialista/marxista das nossas universidades,que fazem distorção dos fatos e desinformam os alunos e a sociedade,são sempre calunias,que não se sustentam quando se lê as obras de Augusto Comte sobre o positivismo.

    ResponderExcluir