Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 24 de maio de 2015

Argumentos positivistas comtenianos na contemporaneidade

O universo atual dos debates políticos no Brasil engloba, entre inúmeros assuntos, o comportamento de determinados indivíduos na sociedade com o objetivo de “normatizar” algumas restrições. Por exemplo, o casamento homoafetivo é alvo de críticas, principalmente pela bancada conservadora religiosa cuja justificativa remete ao fato que laços matrimoniais possuem uma função social de perpetuação da espécie humana, sendo, portanto biologicamente impossível dois indivíduos do mesmo sexo conceberem um filho pelas vias naturais.
A redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, o movimentos dos trabalhadores sem terra (MST), a repressão armada da polícia militar quanto aos movimentos sociais, apontam, assim como a negação de relacionamentos homoafetivos, atitudes direcionadas a fim de prevenir a ordem social estática por meio de instituições responsáveis pela manutenção da ordem social, visando o progresso e o desenvolvimento, normalizando e normatizando as regras de conduta social. Reduzir a maioridade penal retira das ruas um maior número de indivíduos que agem de maneira ilícita, desta forma “resolve” de forma rápida o problema da criminalidade juvenil sem antes compreender as causas mais profundas desse problema. O MST é um movimento de luta pela reforma agrária que abala as estruturas da propriedade privada da terra, reivindicando áreas improdutivas. A repressão de movimentos sociais é explicada naquilo que consiste os papeis sociais, ou seja, os cidadãos devem se ocupar com o trabalho e/ou estudo e família, não criticando e manifestando-se nas ruas.
Os assuntos apresentados referem-se ao tempo atual, entretanto Auguste Comte desenvolveu, no século XIX, um pensamento ligado ao mundo da razão, dedicou-se a encontrar uma maneira de reduzir as relações sociais e a organização das sociedades às leis similares as das ciências exatas, podendo assim se fazer manipulações, previsões e tomar decisões no sentido de conduzir a sociedade estável. Portanto, as explicações dadas acima acerca de algumas questões sociais seguem o pensamento positivista de Comte em que a ordem normal é estática e aqueles que desviam do “normal” ameaçam a manutenção da sociedade assim como aqueles que não seguem restritamente a sua função social. A fim de resolver a “anormalidade” deve-se tomar uma atitude imediata sem aprofundar-se nos pretextos e princípios desse problema.


Juliete Araujo Zambianco

1º ano Direito - Noturno
Introdução à Sociologia - Aula 04 

Nenhum comentário:

Postar um comentário