Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 24 de maio de 2015

Despreocupação das causas

     O escrito que todo brasileiro conhece: "Ordem e Progresso". Este vem a ser um lema político positivista, desenvolvido pelo filósofo Auguste Comte, que marca sua importância na realidade nacionalista brasileira, visto que localiza-se no centro da bandeira brasileira. Auguste viveu em meio a crise feudal, desenvolvendo assim a teoria de que somente a ordem poderia levar ao progresso da sociedade, portanto fazia-se necessária uma reforma intelectual, que foi chamada de positivismo.  

    Para Comte, o conhecimento passa por três estados: teológico, metafísico e positivo. Sendo neste último em que se chega ao amadurecimento do espírito humano, quando deixa-se de buscar as causas primárias e os fins últimos dos fenômenos, assim como as causa íntimas das coisas. O que passa a ser considerado importante são as descobertas das leis que regem o universo, aquelas que podem explicar os fatos presentes. Sendo este o momento em que se chega, devido a combinação entre observação e raciocínio, a um conhecimento útil que pode ser usado em benefício da sociedade, para transformá-la. Atualmente críticas são apresentadas em relação ao filósofo, pois este ,ao resumir-se em leis imutáveis, restringe o comportamento humano de forma análoga a uma ciência exata, ignorando a instabilidade natural humana.    

    A despreocupação com a causa das coisas pode levar a medidas superficiais e imediatistas. Um exemplo atual poderia ser a tão discutida redução da maioridade penal. Colocar menores de idade presos em cadeias com homens mais velhos como uma suposta forma de diminuir a criminalidade que assola o país. Mas será que ignorar a origem e as causas que levam os jovens a entrarem para o mundo do crime realmente resolveria a questão das ações criminosas? Provavelmente não, a redução da maioridade penal é apenas uma medida fácil e rápida, que busca restabelecer a ordem, conservar a dinâmica social e o equilíbrio tão prezados na teoria positivista.                                                                                                      Mariana M. Carneiro                                                                                                                     1°ano Direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário