Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 24 de maio de 2015

O estado positivo justificando políticas do estado de bem-estar social

         "Não somente a ativa procura do bem público será,sem cessar, considerada como o modo mais próprio de assegurar comumente a felicidade privada graças a uma influência ao mesmo tempo mais direta e mais pura e, finalmente, mais eficaz". Tal lema remete à formação de uma moral essencialmente humana através da experiência positiva. Mas seria essa experiência aplicável e alcançável no mundo social de fato?
         Iniciado no fim da década de 1930, na Finlândia, o programa governamental para redução da mortalidade infantil segue e continua a seguir a linha de pensamento descrita anteriormente. Através da distribuição gratuita de um kit com itens básicos para todas as crianças recém-nascidas é mantida uma situação de bem-estar social com elevado alcance na população, fazendo com que gastos posteriores com cuidados médicos e hospitalares,por exemplo, sejam mais eficazmente direcionados e, assim, sejam reduzidas as perdas tanto sociais quanto econômicas no país.
         Com isso, tal experiência prova-se aplicável, possível no mundo social de fato, já que a busca pelo bem público acaba por assegurar, como foi mencionado, "comumente a felicidade privada"; há a formação, no caso relatado, de uma moral essencialmente humana por meio da experiência positiva.


Rafael dos Anjos Souza
Direito Noturno
Turma XXXII

Nenhum comentário:

Postar um comentário