“O real frente ao
quimérico, o ÚTIL frente ao inútil, o CERTO frente ao incerto”, é a partir de
tal citação que podemos analisar a filosofia de August Comte, o qual queria
primordialmente um conhecimento passível de aplicação na realidade concreta, e
não apenas ideias abstratas. Partindo de um momento de intenso fervilhamento
cultural, inserido entre ao anos de 1830 e 1848 , o filósofo sai em busca do
objetivo de conhecer para controla,r e transformar a sociedade, tendo por fim o
atingimento da solidariedade no âmbito coletivo.
Precipuamente, é válido destacar que Comte acredita que há
três estágios de conhecimento humano: o teológico ,o metafísico e enfim o
estágio positivista. Dessa maneira, os dois primeiros serviriam apenas para o amadurecimento
do saber .O que se relacionaria, respectivamente, á sociedade de castas, ás
teorias que justificavam a superioridade do homem branco e, por fim, a
sociedade atual, onde está inserido o mais alto grau de conhecimento humano.
Nesse ínterim,
outro fato marcante da ideologia positivista é a distinção entre a sociedade
estática(moral, valores ,leis, Direito) e a dinâmica ( a que leva a marcha
efetiva do conhecimento humano) . Tal ideal foi incorporado , se estampando no
lema “Ordem e Progresso” e se estende desde o passado , durante a ditatura
militar até os dias atuais. No primeiro caso, a ordem tinha que ser mantida a
todo o custo , legitimando os abusos e violência cometidas na época , para que
a sociedade progredisse. Indo em paralelo, no segundo caso ,tal lema serve como
justificador dos preconceitos ligados a sexo , cor , vestimenta , e etc ; como
uma forma de garantir o desenvolvimento da humanidade, já que tais atos se constituiriam
como desvios do padrão estabelecido. Dessa maneira, fica simples entender a grande
aceitação destas ideias pela burguesia, uma vez que quem deve ser responsável
para manter a ordem social é o Estado e , ela se encontra no topo do poder
atualmente.
Ademais , o
francês teve como precursores os grandes gênios: Bacon, Descartes e Galileu .Os
quais tem por objeto as leis dos fenômeno, os fatos em si e não as causas ou o destino do universo. Isso
justifica as injustiças e problemas atuais , como os enormes índices de violência
atribuídos a negros que são marginalizados da sociedade, sem que se verifique
seu histórico de sujeição e escravidão.
Assim, o fundador
da Sociologia e do Positivismo acaba por asseverar que a experiência positiva leva
a formação de uma moral essencialmente humana, onde a solidariedade teria lugar
central. Desse modo de deixa-nos um legado ao afirmar que a felicidade
vinculada ao bem público se sobrepõe ao parâmetro pessoa de felicidade, e que
todos devem contribuir para atingir tal finalidade. O que há muito vem faltando
no nosso mundo individualizado e capitalista...
Maria Izabel Afonso Pastori - Primeiro Ano -Direito Noturno.
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