Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Do Soldado Amarelo à Rota na Rua

Dep. Estadual Coronel Telhada (PSDB-SP),
ex-comandante da ROTA.
Fonte: coroneltelhada.com.br

Em 1938, o escritor alagoano Graciliano Ramos publica Vidas Secas. Romance que retrata a vida precária de retirantes no Sertão Nordestino. Personagens rústicos que simbolizam as fraquezas das relações humanas, sobretudo quando tratam com o poder do Estado investido no personagem Soldado Amarelo. 

Fabiano, chefe da família que foge da seca, é preso arbitrariamente e permanece em situação vexatória. A farda confere ao Soldado Amarelo o caráter de representante da Justiça e, Fabiano, desprovido de educação formal básica, é abusado injustamente. Hoje, mais de setenta anos depois, o livro continua atual não só por causa do flagelo da seca, mas pelo que representa o Soldado Amarelo: o autoritarismo. 

Não se trata da região mais carente do país; pelo contrário: São Paulo, o estado que ostenta os melhores índices em quase todas as estatísticas. Os personagens não pertencem à ficção, cruzam conosco diariamente em viaturas. Um de seus expoentes toma posse como deputado estadual em 2015: Coronel Telhada, ex-comandante da ROTA (Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar), grupo especial da Polícia Militar de São Paulo. 

A ROTA, sob seu comando de maio de 2009 a novembro de 2011, elevou o número de "autos de resistência" em 63%, galgando a marca de 114 vidas no período; os números são do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) e da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Telhada é famoso por aparições públicas gabando-se dos feitos de sua tropa mesmo em ações arbitrárias comprovadamente frustradas. Como agente do Estado, tem em sua ficha 29 processos judiciais e militares; todos arquivados. 

Telhada é representante do povo paulista na Assembleia Legislativa? Sim, ele foi eleito como o segundo deputado mais votado do pleito estadual. Em seus discursos como policial da ROTA ou agora como deputado, Telhada apoia a arbitrariedade de alguns policiais e glorifica o excesso da força policial no enfrentamento da violência urbana. Graciliano Ramos fez uso do Soldado Amarelo para denunciar essa condição desumana travestida de justiça. 

Os eleitores de Telhada se identificam com os valores da "bancada da bala". Para essas pessoas, os desajustados precisam se adequar às regras que mantêm a sociedade funcionando sem sobressaltos. E Telhada é a esperança para que esse ajuste normatizado tome as ruas, como a ROTA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário