Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Ordem e Progresso?

         
         Augusto Comte foi um importante filósofo e sociólogo francês do século XIX. É considerado o criador da corrente filosófica, política e científica conhecida como Positivismo.

            O Positivismo defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. Para os positivistas somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos. Os defensores dessa corrente filosófica não consideram os conhecimentos ligados as crenças, superstições ou qualquer outro conhecimento que não possa ser comprovado cientificamente. Para eles, o progresso da humanidade depende exclusivamente dos avanços científicos.

            O lema nacional “Ordem e Progresso” tem inspiração positivista, porém é um lema ultrapassado. Afinal o que é essa tal de “ordem” que exclui os que não se encaixam no padrão estabelecido e esse “progresso” que visa o crescimento econômico ilimitado e os avanços tecnológicos, mas destrói e polui o meio ambiente?
           
     Deveríamos repensar o nosso lema e buscar algum que promova a justiça , a busca para a resolução dos problemas socioambientais e a igualdade social.

Juliane P. Motinho 
1° ano
Direito - noturno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário