Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 25 de maio de 2015

O Positivismo utópico de Comte

Auguste Comte, filósofo e sociólogo francês do século XIX, foi o principal criador do pensamento positivista. Antes dele, filósofos como Francis Bacon e René Descartes tiveram algumas ideias acerca deste tipo de filosofia, porém, apenas Comte seguiu com ela como principal.
Esta era uma ciência que tinha como principal objetivo o conhecimento científico, porém, sem ser comprovado e apenas refletido. Ela tinha como objetivo principal a formulação de leis gerais que regem uma sociedade através da observação, experimentação e do método comparativo. No fim, suas ideias fariam com que se mantivesse a ordem em determinada sociedade que as use.
Estas são as principais ideias de Auguste Comte. Porém, eu as considero um tanto quanto utópicas, pois, para mim, não é possível formular uma lei geral que se aplique em todas as sociedades. Isso porque além das sociedades, as pessoas também diferem muito entre si, e portanto seria impossível identificar algo que seja recorrente em todos os lugares.
Além disso, seria um tanto quanto imperalista pensar que haja leis invariáveis em certa sociedade, já que o positivismo é antiliberal. Eu o vejo em maior vigor em sociedades teológicas, onde a moral da religião em vigor, por exemplo, se aplica de forma total em toda a sociedade.

Caio Mendes Guimarães Machado
1º ano Noturno


Nenhum comentário:

Postar um comentário