Comte e a Reforma da Educação
"Para que a filosofia natural, possa terminar a regeneração, já tão preparada, de nosso sistema intelectual, é, pois, indispensável que as diferentes ciências de que se compõe, presentes para todas as inteligências como diversos ramos dum tronco único, se reduzem de inicio ao que constitui seu espirito, isto é, seus métodos principais e seus mais importantes resultados. Somente assim o ensino das ciências pode construir para nós a base duma nova educação geral verdadeiramente racional." Assim Comte apontava para a necessidade de reformulação do sistema educacional europeu que imperava em sua época. Sua proposta consiste em um método que visa um destrinchamento do conhecimento científico, sendo esse perpassado de maneira que suas generalidades imperem sobre as especificidades.
Deixando de ser um projeto, o positivismo do sistema de educação foi aplicado em boa parte do mundo contemporâneo. Contudo, essa positivação no contexto educacional levou a uma inflexibilidade e limitação das liberdades acadêmicas. O método comtiano propõe uma uniformização da educação, desconsiderando as particularidades, sejam essas dos sujeitos ou das ciências. Em relação aos sujeitos, é como se fossem todos iguais em capacidade de aprendizado e entendimento, o aspecto crítico e subjetivo perde espaço em uma cultura conteudista. Já as ciências veem sua evolução limitada a um conceito retrogrado de progresso, no qual esse só existe se for reflexo da ordem, que por sua vez é a manutenção de um status quo.
Pode-se concluir que da mesma forma que Comte foi capaz de revolucionar o sistema educacional de sua época, é necessário que existam pensadores capazes de revolucionar o sistema de nossos tempos. Pois o método positivista não consegue mais suprir as demandas a que se propunha. É preciso transformar a ordem para novamente atingir o progresso.
Matheus Vital Freire dos Santos - Direito Noturno 1º ano
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