Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 25 de maio de 2015

E diga o verde-louro dessa flâmula...

A máxima política positivista estampa a bandeira nacional. O verde, o amarelo, o azul e o branco tremulam com os ventos nas mais diversas regiões do país, fazendo as duas expressões presentes a todo canto e recanto. Ordem e Progresso. Seja em uma partida oficial da Copa do Mundo, seja na comemoração escolar de uma data cívica importante: o brasileiro é confrontado com tais ideais a todo instante. Enraizada seria tal ideologia no cotidiano deste povo?
            Em uma sociedade que apresenta o Congresso mais conservador dos últimos tempos, facilmente a resposta seria sim – sem maior aprofundamento na análise e tendo em consideração os dados mais substanciais. Ainda na mesma, em que há a represália a todos aqueles que desviam do percurso da tão fantasiada normalidade, do caminho da manutenção das instituições mais prezadas por uma grande parcela populacional, a resposta continuaria sim. Onde qualquer distúrbio social possui maior relevância que uma pequenina melhoria na condição de vida de um carente, sim. Onde o choque de ordens faz-se notório sob uma perspectiva recorrente, ainda, sim.
Sim. Sim. Sim.
Eis um considerável – e alarmante – porém: se existem aqueles que estufam o peito para defender seu pensamento com orgulho, há também a fração que se sente censurada a expor sua posição. Ser positivista não está em voga. A condição considerada fundamental na busca pelo progresso, a ordem, encontra-se, então, tanto explícita quanto velada em terras brasileiras. O senso é passado de geração em geração, criando novos adeptos da segmentação pública entre “lixo social” e “berço social”; e o futuro que aguarda o povo do verde e amarelo, distancia-se mais e mais dos tão pretendidos dizeres.
Isabelle Elias Franco de Almeida
1˚ ano – Direito (noturno)
Introdução a Sociologia – aula 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário