Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 16 de abril de 2012

União de peças ou conjunto indivisível?

No filme Mindwalk, são expostas duas visões extremamente opostas de um fato. A cada momento, Sonia, uma física, se esforça para mostrar que o mundo e seus inúmeros problemas não são apenas pequenas peças defeituosas de um sistema desmontável. Ao mesmo tempo, Jack, um candidato à presidência dos Estados Unidos que foi derrotado, mostra o seu ponto de vista, mais pragmático e objetivo. Mas qual é o limite para tais visões? Em que momento os dois extremos deixam de ser aplicáveis na sociedade e se tornam apenas ilusões?
De acordo com Sonia, toda a sociedade funciona como um único sistema, indivisível, que funciona de maneira única. Não se pode resolver problemas isoladamente, mas sim tomando o todo e fortificando cada parte igualmente, buscando a origem dos problemas, buscando soluções mais permanentes. Até certo ponto, esse pensamento é funcional, mas seria altamente utópico acreditar que não se é capaz de dividir e resolver tais problemas de maneira específica. Numa sociedade regida por tal pensamento, cada fato social seria tema de grandes debates, buscando a verdadeira origem do defeito, o que resultaria sempre em certos "Problemas-chave". Por exemplo, vários fatos, se analisados profundamente, se originam numa má educação, só que não se é possível solucioná-los direcionando toda a atenção para ela.
Da mesma maneira, analisar cada defeito na sociedade de maneira totalmente isolada não se mostra eficiente. Dentro da própria analogia do relógio, que é ver a sociedade e suas partes como engrenagens de um relógio, que trabalham juntos para fazer funcionar, se encontra uma contradição. Não adianta se consertar uma peça quebrada se outra, de essencial importância, também se encontrar com defeitos. Tudo precisa ser analisado de uma maneira única.
Portanto, se pode concluir que o extremismo de cada visão não é compatível com uma civilização tão complexa quanto a atual. Se deve ter como análise uma mistura igual dos dois modos de pensar, para que eles, em harmonia, consigam resolver todos os problemas no mundo de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário