Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 16 de abril de 2012


O pensamento racionalista desenvolvido por Descartes e outros pensadores influencia a maneira como se estrutura a sociedade e, consequentemente, a política - se considerarmos esta uma consequência da ação de pessoas de um mesmo meio em criar mecanismos para tentar organizar a sua vida social – até os dias de hoje. Porém, nota-se que, atualmente, tal pensamento foi tão valorizado que percebemos uma superespecialização nos estudos das ciências e uma fragmentação do conhecimento adquirido e do pensamento produzido.

Diante disso, vemos que os homens não sabem como agir frente aos problemas para tentar solucioná-los. As decisões tomadas pelos representantes políticos da atualidade buscam a suposta solução para um determinado problema, sem analisar o mesmo como parte de um sistema e sem colocar o homem, também, como apenas mais uma parte de um sistema que envolve todo e qualquer tipo de sociedade e o meio em que se inserem.

Essa visão sistêmica do mundo é apresentada pela personagem Sônia Hoffmann no filme “Ponto de Mutação”, frente ao pensamento cartesiano do personagem Jack Edwards. No filme, a cientista física fala sobre a importância da necessidade de criarmos uma nova maneira de analisar o mundo, para que, desse modo, conseguíssemos solucionar os problemas pelos quais nós passamos.

Esse novo modo de pensar o mundo apresentado por ela faz muito sentido se pensarmos que, além da fragmentação do pensamento derivada da racionalidade cartesiana, a evolução do sistema capitalista pelo qual o mundo passou acentuou a individualidade do homem e a busca por interesses próprios, dificultando ainda mais o desenvolvimento dessa visão de mundo mais ampla e completa e, por consequência, dificultando a solução dos nossos problemas, minimizados, apenas, com medidas tomadas a partir de uma análise restrita.

Com tal realidade, pode-se concluir que, assim como Sônia Hoffmann defende, devemos sempre estar abertos a novas ideias e maneiras de pensar o mundo, pois, dessa forma, poderemos analisar aquilo que se passa nas nossas vidas e evoluir enquanto seres vivos e pensantes, sem estarmos escravizados por apenas uma maneira de pensar, talvez até mesmo ultrapassada, apesar desta já ter sido muito importante e colocada como certa no contexto da época em que foi criada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário