Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Infinitamente Discutível

Atualmente, vive-se em um mundo extremamente globalizado, cercado por meios de comunicação que, de certa forma, integram pessoas e informações, formando sistemas. Assim, formam-se grandes conglomerados inter-relacionados, de modo que a roda da economia, a difusão de valores e o espalhamento das culturas se tornem mais rápidos, bem como outros fatores. Porém, tais vantagens não afetam todos e, consequentemente, surgem as desigualdades sociais, as disparidades socioeconômicas e, mais especificamente, os preconceitos.

Desse modo, o que se vê no filme “Ponto de Mutação”, baseado no livro de Fritjof Capra é uma visão de mundo não idealizada, mas sim criativa, pois mistura a crítica com a ciência, formatando uma opinião que beira os moldes da Filosofia, já que autores como René Descartes e Francis Bacon foram citados no filme. Além disso, pode-se relacionar o filme com a realidade atual, porque, como dito pela personagem Sonia, quase tudo se faz como um grande sistema. Um exemplo específico é o sistema matemático, formado por duas ou mais equações, nas quais as soluções (popularmente chamadas de respostas) podem ser infinitas ou não.

Não obstante, é possível relacionar o filme com a Teoria Evolucionista de Darwin, na qual as transformações nunca param, e, portanto, geram sempre novos ciclos de inovações e adaptações. Estes, por sua vez, são infinitos, já que se renovam ao passar do tempo, assim como os sistemas formados pelas árvores – citados por Sonia – alimentam os seres vivos de modo substancial e também dão o “ar vital” aos mesmos. Percebe-se, de modo intrínseco, que Charles Darwin alertou um sistema infinitamente interdependente, no qual, segundo separações relativamente atuais, existem as Populações, Comunidades, Ecossistemas e a Biosfera.

Logo, através da análise e da observação dos fatos que norteiam o mundo social, cultural, econômico ou até cósmico, nota-se, novamente, uma dúvida em relação aos fins a que a ciência leva. Resta saber se o debate da religião com aquela, vai resultar em uma guerra ideológica eterna ou as partes se reconciliarão para um respeito mútuo. Assim, denota-se de toda a discussão científica no filme e pelos filósofos abordados, que a Física, Química, Biologia, Matemática etc, podem ser usadas, além de um método educacional, para um fim maléfico, como por exemplo as armas biológicas, que assombraram o mundo em determinadas épocas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário