Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 16 de abril de 2012

A holística e o homem atual

No filme "Ponto de Mutação"  duas formas de pensamento extremas se opõe em um longo diálogo a cerca da metologia utilizada nos dias atuais. Há uma forte crítica ao pensamento cartesiano por parte da personagem feminina, esta defende a holística como a melhor forma de compreender o mundo a nossa volta nos tempos atuais.
De fato o pensamento sistêmico tem sido muito difundido por diversos cientistas, que propõem a visão do mundo como um todo, onde os organismo que compõem esse todo possuem uma relação de interindependência entre si.
Esse pensamento tem tomado conta das discussões, principalmente no âmbito da ecologia, porém, na prática ele ainda não foi adotado. Ainda é possível identificar um imediatismo constante na forma de agir do ser humano, que busca o saber e os resultados com mais gana do que nunca, e dessa forma a holística não passa de uma forma quase romântica de ver o mundo, que é de fato muito bonita, mas que no momento não serve aos propósitos do homem contemporâneo.
Para esse homem o método que satisfaz suas necessidades de forma mais rápida e eficaz ainda seria o cartesiano, que se baseia no ceticismo metodológico, ou o baconiano, que se baseia na experimentação regulada pelo raciocínio indutivo. 
A verdade é que o método holístico, por hora, não passa de uma ideia mais bonita, mas que não serve ao ideal do homem atual. 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário