Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 16 de abril de 2012

O Inesgotável Estudo Da Estrela Infinita


O filme "Inception" apresenta-nos um grupo liderado pelo personagem Cobb (Leonardo DiCaprio) que invade sonhos de outras pessoas para, assim, obter ou implantar informações no subconsciente de um alvo determinado. Para que o acesso ao nível mais profundo de subconsciência seja possível e, desta forma, o objetivo previamente almejado possa ser realizado, é necessário que o alvo em questão se faça presente em uma grande rede de outros sonhos. Ou seja, o sonho a ser atingido está inserido em outro sonho, que está dentro de outro sonho, e assim segue. Ademais, fatos que ocorrem em qualquer uma das "camadas" de sonhos acaba por resultar em uma gama de efeitos sobre a rede como um todo.
Aos mesmos moldes de formação apresentados pela rede de sonhos em "Inception", o filme "Ponto De Mutação" traz, através da concepção cientificista apresentada pela personagem Sonia, a ideia de que todo universo - seja ele físico, seja ele social - é formado por uma rede infinita de sistemas indispensáveis e interdependentes entre si. Por exemplo, um átomo é um sistema formado por diversos elétrons, prótons e nêutrons - os quais são, cada um dos três, outros sitemas únicos formados por partículas ainda menores -, mas, ao mesmo tempo, faz parte de um sistema de outros átomos, o que forma uma molécula e, desta forma, a rede de sistemas continua. Outro exemplo está na própria sociedade humana, onde cada pessoa realiza suas ações sociais, o que as liga com outras pessoas, formando um grupo, o qual se conecta com outros e, nessa infinidade de ligações e interações de distintas naturezas e funcionalidades, ocorre a formação da sociedade global que se faz presente no mundo contemporâneo.
Além disso, é inegável o fato de que, assim como as camadas de sonhos da rede em "Inception" têm conexões entre si, qualquer sistema de qualquer universo se faz intrinsicamente ligado com a gama completa de outros sistemas - sejam estes mais, menos ou igualmente complexos - e o que acontece neles. Desta forma, faz-se evidente o fato de que nenhum evento pode ser estudado de maneira isolada e, portanto, a visão científica de Descartes se faz demasiadamente imprecisa por seu caráter reduzido e incompleto.
Há, portanto, sempre mais aspectos e fatos a serem analizados a fim de se entender de maneira mais completa a complexidade infinita de toda a rede de sistemas que conhecemos como universo. Assim, faz-se imprescindível que o ampliamento de visão de mundo não se finde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário