Cadeia de sucessões
A cena do filme "O curioso caso de Benjamin Button" ilustra claramente as correlações existentes nos acontecimentos da vida; tais correlações não se limitam a um caso de atropelamento, abrangendo, inclusive, a organização da natureza.
É evidente, pois, a partir de tal corolário, que a visão cartesiana se mostra um tanto ineficaz, pois sua rigidez não leva em conta as diversas interligações inerentes ao universo. Um cartesiano que presenciasse o atropelamento da cena, por exemplo, atribuiria, analisando o que é racional na situação, que o acidente resultou da distração do motorista somada à de Daisy. Poderia ele, entretanto, chegar a conclusão de que as distrações foram somente a parte de um todo e que o cadarço arrebentado, o caminhão, o presente não embrulhado e todos os eventos anteriores faziam parte de uma teia complexa de sucessões? Não.
Pode-se concluir, portanto, que a vida ,e tudo nela contida, precisa de uma observação mais crítica e humana para que um problema social, por exemplo, possa ser resolvido em sua totalidade e não somente na parcela perceptível à razão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário