Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Presos na "Rede"

Presos na "Rede"


O debate que ocorre no filme "Ponto de Mutação", sobre a teoria dos sistemas nos leva a crer que as teorias Baconianas ainda dominam o pensar pós-moderno. Não podemos negar, há fatos que comprovam isso, como discutido em textos anteriores. Contudo há de se admitir que a teoria dos sistemas, não expressando-se de maneira formal como pilar da organização social moderna, mas de facto, está a todo momento modificando nossa vida. Mas como isso ocorre? Estaria então a cientista do filme errada?
A cientista do filme não estava errada ao tecer uma crítica à mecânica e apresentar a teoria dos sistemas como um novo paradigma. A questão é que essa teoria se observa aplicada numa forma que acaba gerando muitos problemas, os quais tentam ser resolvidos com o auxílio da mecânica. A teoria dos sistemas aplicada de facto hoje chama-se globalização financeira informacional.
Ora, vejamos uma definição de teoria dos sistemas "Sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interdependentes que interagem com objetivos comuns formando um todo, e onde cada um dos elementos componentes comporta-se, por sua vez, como um sistema cujo resultado é maior do que o resultado que as unidades poderiam ter se funcionassem independentemente. Qualquer conjunto de partes unidas entre si pode ser considerado um sistema, desde que as relações entre as partes e o comportamento do todo sejam o foco de atenção (ALVAREZ, 1990, p. 17)."
Não é justamente isso que os analistas financeiros fazem? Avaliam a conjuntura global a todo o tempo e fazem apostas nas bolsas de valores? Vejamos uma definição de um tipo de derivativo:
"Deve-se entender o mercado futuro como uma evolução do mercado a termo. Você se compromete a comprar ou vender certa quantidade de um ativo por um preço estipulado para a liquidação em data futura. A definição é semelhante, tendo como principal diferença a liquidação de seus compromissos somente na data de vencimento, no caso do mercado a termo. Já no mercado futuro, os compromissos são ajustados diariamente às expectativas do mercado referentes ao preço futuro daquele bem, por meio do ajuste diário (mecanismo que apura perdas e ganhos). Além disso, os contratos futuros são negociados somente em bolsas." (www.bmfbovespa.com.br)
E é claro, como na teoria dos sistemas tudo influi em tudo, efeitos são vistos em vários lugares que modificam e são modificados pelo sistema:
http://www.youtube.com/watch?v=2e1d6yoJWUE
Maravilhas são construídas e sociedades inteiras destruídas, pois não estão mais independentes do resto do mundo. A poluição de uma área irá acidificar lagos a quilômetros de distância. A demanda por um produto irá obrigar o desmatamento em diferentes partes do globo. Fluxo de pessoas e informação a todo o tempo sendo modificado pelas perspectivas do mercado.
Mas ao mesmo tempo esse conhecimento não é utilizado para analisar os efeitos de determinada medida para que essa possa ser sustentável e que o saldo das modificações seja positivo. Em vez disso, permite-se a criação de problemas para a manutenção do sistema e utilizam-se medidas pontuais cada vez mais sofisticadas e especializadas para aplacar os sintomas de forma que não haja a eliminação de um elemento do sistema. A sociedade vive por aparelhos.
Com base no conhecimento dessa condição devemos lutar para que a teoria dos sistemas seja aplicada de forma correta, de forma a diminuir os problemas, e quando estes surgirem, o conhecimento adquirido através do tecnificismo poderá resolvê-los, sempre a partir de uma visão geral.

Raul da Silva Carmo. Aluno do 1º Ano do Curso de Direito Noturno da UNESP Turma 2012-2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário