Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Sustentabilidade


O mundo nunca mudou tão rápido quanto nas últimas décadas e, muitas vezes, essas mudanças trazem consequências indesejáveis.  A nossa sociedade imediatista contribui para o agravamento dessa situação. Aceitar que nossa sociedade seja imediatista, ou seja, que valoriza apenas o presente, faz com que seja difícil a existência de um desenvolvimento sustentável, isto é, o desenvolvimento que tem como principal característica a preocupação com as consequências do mesmo.
            Diante disso, mudanças se mostram cada vez mais necessárias, uma vez que, tanto a população, quanto o planeta precisam de medidas que valorizem primordialmente a sua manutenção. Todas as formas de ser comportam-se como sistemas, todas interagem buscando o bem comum, logo, prejudicando apenas uma parte delas, o todo seria atingido, direta ou indiretamente.
            É devido a essa interdependência que devemos primar pela sustentabilidade. Talvez esse processo de mutações excessivas pelo qual a humanidade passa não seja o melhor caminho. Talvez nossas ações imediatistas não sejam a melhor opção, pois, caso isso continue, o amanhã será simplesmente insustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário