Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Declaração e Exposição do Socialismo ao Mundo


O Manifesto Comunista, redigido em 1848 por Karl Marx e Friedric Engels, é um documento que trata das propostas, críticas e contra-argumentações socialistas aos ataques burgueses de maneira muito simplificada, concisa e acessível. Serve como síntese do pensamento comunista e, portanto, como divulgação de seus ideais.

Na obra, os burgueses são atacados diretamente e suas atitudes e modelo econômico questionados. É interessantíssima a observação que fazem a respeito do processo de reificação o qual a sociedade sofreu na transição do sistema feudal para o capitalista e que perdura até hoje. Nota-se claramente que grande parte das relações sociais (relações de trabalho, familiares e afetivas) foram reduzidas a valores de troca. O fervor religioso e o entusiasmo cavalheiresco medieval foram abafados e a sociedade se viu voltada para o capital, focada e direcionada para esse fim supremo, essa teleologia única.

Dentre as propostas socialistas abordadas está a abolição da propriedade privada bradada no Manifesto de maneira fulgente e desafiadora: “Vocês estão horrorizados com a nossa intenção de acabar com a propriedade privada. Mas na sua sociedade, a propriedade privada já acabou para nove décimos da população. A sua existência para os poucos deve-se simplesmente à sua não existência para estes nove décimos...você condena nossa intenção de acabar com a sua propriedade. Precisamente isso. É essa, exatamente, a nossa intenção”. Bravo! Com pitadas irônicas Marx e Engels alfinetam o orgulho e a arrogância da burguesia, assim como os preceitos burgueses da época.

E por fim ressalto o fato de os socialistas serem grandes defensores dos interesses da classe trabalhadora, críticos ferrenhos da maneira como o trabalhador é tratado, do seu salário miserável, da sua transformação em apêndice das máquinas e alienação perante o processo produtivo. O comunista explica inclusive o fato de considerar o burguês inapto à classe governante com o tratamento dado ao trabalhador, por não ter a capacidade de nem ao menos suprir as necessidades básicas da sua força produtiva, do motor de seu sistema econômico.

É com muita primazia e audácia que os ideais socialistas são expostos no Manifesto Comunista com refutações de discursos burgueses audaciosas e inclusão de discursos históricos assim como a explanação dos vários tipos de socialismo e suas principais propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário