Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 27 de junho de 2011

UMA ANÁLISE COMPLEXA


Max Weber, Augusto Comte, Emile Durkheim e Karl Marx formam o grupo de cientistas sociais de maior influência e destaque da história da sociologia. Weber, sendo o mais recente deles, pôde analisar e criticar as obras dos demais, assim entendeu a sociedade de maneira mais complexa e aprofundada do que os seus antecessores.

Em sua obra, “A ‘objetividade’ do conhecimento na ciência social e na ciência política”, Weber defende a ideia de que a visão do cientista sobre a sociedade jamais é isenta de juízos de valores, pois a imposição desses princípios é intrínseca ao ser humano, dessa maneira é impossível obter uma análise totalmente imparcial de dado aspecto da sociedade.

O autor também entende que a metodologia científica deve ser adotada de igual forma em todo mundo, de maneira que pessoas de qualquer nacionalidade possam reconhecer os enunciados científicos realizados através da realidade empírica. Assim, a ciência é uma atividade que deve ser compreendida universalmente, através do uso da sua metodologia própria.

Podemos destacar, além disso, na obra de Weber, a crítica realizada ao que podemos chama de “verdadeiro dogmatismo” do materialismo histórico, pois tal concepção se ampliou de tal forma que os seus seguidores apontam como origem de todos os elementos da sociedade a pura e simples causa econômica. Destarte, todos os demais fatores são excluídos da equação, assim chega-se a análises simplistas e incompletas.

Portanto, podemos dizer que a análise de Max Weber dos temas expostos nessa obra continua atual, pois notamos ainda hoje, nos setores da extrema-esquerda, uma crença dogmática no materialismo histórico, onde há a convicção de que o princípio de todos os aspectos da vida humana é condicionado pelas causas econômicas, dessa maneira tal visão ainda precisa ser revista. Podemos observar, além disso, a impossibilidade de realizar uma análise da sociedade com total isenção de juízos de valores. Assim os pensamentos de Max Weber se fazem ainda necessários e precisam ser estudados e compreendidos por todos aqueles que se dediquem à análise da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário