Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 27 de junho de 2011

A ferramenta social

Karl Emil Maximilian "Max" Weber, nascido em 21 de Abril de 1864 e morreu em 14 Junho de 1920, é considerado um dos maiores sociólogos alemães e economista político, suas teorias influenciaram profundamente a própria sociologia. É também conhecido como um dos maiores críticos do dogmatismo do materialismo dialético histórico. Segundo ele era necessário repelir essa "concepção de mundo" ou mesmo quando vista como um fator comum da explicação causal da realidade histórica.

Para Weber, a sociologia é uma ciência que tenta alcançar o entendimento interpretativo da ação social em ordem de conseguir uma explicação de sua causa e efeito. Com o propósito social de compreender os valores sociais, que serão determinantes para a própria ética social.E, para Weber o cientista social deve abrir mão dos juízos de valores(muitas vezes carregados de preconceitos), para analisar corretamente a sociedade, sempre em prol de uma objetividade maior.

Mas, a forma que a metodologia do autor adquiri é bem singular, pois concentra mais nos próprios indivíduos e suas ações. Tendo isso como ponto inicial do seu estudo sobre a sociologia, ele elabora uma classificação para a ação social, são quatro tipos de ação social distintas: a ação racional com relação a um objetivo, a ação racional com relação a um valor, a ação emocional e a ação tradicional.

Weber também utiliza um ferramenta metodológica de análies interessante ao conceber a ideia de "tipo ideal". Esse último é obtido mediante "a uma acentuação unilateral de um de vários pontos de vista e mediante o encadeamento de grande quantidade de fenômenos isoladamente dados, difusos e discretos, que se podem dar em maior ou menor número ou mesmo faltar por completo". Para se compreender melhor é importante observar que o tipo ideal não corresponde a algo que "deve ser", mas o objetivamente possível, porém que não corresponde a uma realidade individual única, trata-se de um utopia conceitual. O tipo ideal atua como forma de organizar o caos e a complexidade do real. E, o principal objetivo dessa ferramenta é a alcançar a verdade científica, que advém da comparação entre fatos e o tipo ideal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário