Em sua obra "Objetividade" do Conhecimento na Ciência Social e na Ciência Política, o jurista e também considerado um dos fundadores da Sociologia Max Weber inicia seu discurso estabelecendo os o objetivos e o cunho científico que a revista "Arquivo" teria. Tal colocação tão acentuada por parte do autor já pode ser tomada de certo modo como uma introdução acerca do tema principal desse ensaio: as ciências sociais e sua ligação com a axiologia dentro da análise.
Um outro ponto que merece destaque nesse ensaio é o estabelecimento por Weber da função essencial da sociologia: a compreensao do sentido da ação social e a consideração dos valores que a regeram. Ou seja, é importante para a validade da análise sociológica a atenção aos valores implicitos na realização dos fatos ocorridos na sociedade, alvos dessa mesma análise. Isso se comprova no trecho em que o próprio sociológo diz que: " A ciência pode proporciona-lhe a consciência de que toda a ação, e também, de modo natural, conforme com as circunstâncias, a não-ação implicam, no que tange às suas consequências, uma tomada de posição a favor de determinados valores".
Já que o tema "ação social" foi abordado, é interessante um detalhamento acerca do mesmo. A ação social é classificada em 4 tipos possíveis: a ação raciomal com relação a um objetivo, a ação social com relação a um valor, a ação efetiva ou emocional, e a ação tradicional.
Tratando das ciências empíricas, entre elas as ciências cultural e social, Weber discorre sobre o fato de ele considerar errôneo o estabelecimento de um denominador comum para se realizar a análise sociológica cientificamente válida. Isso porque, segundo o autor, os princípios universalmente válidos mostram-se a todo momento imprecisos. Portanto, infere-se que Weber opunha-se claramente a qualquer forma de dogmatismo.
Partindo da crítica ao dogmatismo, cabe aqui explicar que para Weber, porém, existia uma universalização plenamente aceitável: a da metodologia científica. Tal afirmação é confirmada no seguinte trecho: " No que diz respeito ao nosso trabalho, queremos deixar bem claro o seguinte: uma revista de ciências sociais, no sentido em que nós a entendemos, deve, na medida em que pretende ser científica, ser um lugar onde se busca a verdade no modo que um chinês (...) deva reconhecer a validade de um certo ordenamento conceitual da realidade empírica.
Contudo, essa validade anteriormente descrita é, de fato, relativa. Pode-se comprovar isso pela análise Weberiana que prevê o seguinte: o ser-humano analisa e avalia aquilo que consegue enxergar e compreender dentro ação social. Ou seja, considera pertinente e relevante aquilo que lhe é acessível e, portanto, sua análise abrange uma ínfima parte do todo em que se constitui a ação social. É a análise do infinito social por parte da finitude da mente humana. Pois " a ciência social que pretendemos exercitar é uma ciência da realidade", e por realidade entende-se aquilo que enxergamos, que nos é palpável.
Após tal abordagem sobre a ação social, sua análise e a sociologia, cabe ainda discorrermos sobre um trecho dessa obra da Weber quando o mesmo aborda a existência e a classificação do objeto social ligado à economia, ou seja, o objeto socio-econômico. O autor classifica esse objeto em três tipos: o objeto especificamente econômico, o economicamente condicionado e o economicamente relevante. O primeiro esta relacionado à utilização de meios limitados para a satisfação de uma necessidade; O segundo aborda questões de suma importância para a sociedade ligados essencialmente a fatores econômicos; e o terceiro abrange "os fenômenos e condições de existência de uma cultura historicamente dada".
Por fim, tratemos do chamado "Tipo Ideal". O tipo ideal, objetivamente possível, é a ferramenta metodológica utilizada para análise, ou seja, um meio para a realização da mesma. Atua como forma de organizar o caos e a complexidade do real, "é, portanto, a ideia de organização moderna e historicamente dada da sociedade". A verdade científica provém justamente da comparação entre os fatos sociais e o tipo ideal.
A análise realizada nos permite concluir que Weber, um dos pais da sociologia, ponderou e considerou diversos fatores para estabelecer preceitos sobre a ciência cultural. O autor mostrou-se hábil e perspicaz ao relevar fatores que até então passavam desapercebidos nas ciências sociais e considerá-los no momento em que se aplica cientificamente uma análise sobre a sociedade. Por essa razão (tantas considerações que o autor a todo momento fazia), seu ensaio mostrou-se de fato rico em ideias e preceitos acerca das ciências sociais tratadas efetivamente como ciências e não como mera especulação.
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