Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 27 de março de 2011

A razão na busca da verdade científica

Inovador e marcante, René Descartes propõe em sua obra "O Discurso do Método" uma abordagem sólida do conhecimento. Enquanto poderia presumir-se que valorizar o concreto seria negar crenças religiosas, o autor quebra esse conceito ao provar a existência de Deus, tido como ser superior e perfeito.

A nova abordagem consiste na análise de informações, procurando prová-las de forma visíviel ou racional. Mesmo com relação ao que autores passados disseram, não devemos aceitar interpretações de suas falas - o idel é ler o texto íntegro para saber a defesa exata.

Além disso, outro ponto que nos chama a atenção é o modo praticamente matemático como o autor consegue tratar assuntos filosóficos e abstratos como alternativas de busca do conhecimento. Não é à toa que até hoje haja o "plano cartesiano" na área matemática, meio pelo qual a organização de dados facilita a visualização dos resultados e as consequentes conclusões.

Deixando de lado a alquimia, a magia, e a intuição no sentido de defender algo cuja existência não tem prova baseando-se apenas na suposição ou especulação de algum pensador, Descartes ganha seu papel iniciando um novo método de pesquisa e busca do conhecimento. A racionalidade e a razão devem a ele sua valorização em uma época na qual a religião possuía fortíssima influência nos pensamentos. Separando um e outro (justamente ao provar Deus, crê-se a liberdade de o filósofo propor seu método) o saber, que foi-se acumulando, conheceu novos caminhos com princípios consistentes que propiciaram tantas descobertas em prol de informações úteis à sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário