Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 27 de março de 2011

Descartes em sua obra o “Discurso do Método” tenta comprovar a existência de um Ser perfeito e sobrenatural, Deus. Para isso, ele inicia seu raciocínio indicando perfeições no mundo real, como por exemplo, a esfera na geometria. Por dedução, Descartes conclui que a existência de algo perfeito no mundo sensível é um indício que há um Ser perfeito no metafísico.



Por meio dessa verdade, Descartes tenta comprovar outra hipótese, a de que tudo que provém do homem é verdadeiro, pois esse veio de Deus. Seu pensamento foi: existe um Ser perfeito; os homens são feitos a sua imagem e semelhança, portanto são perfeitos; qualquer falsidade existente no mundo é porque o homem não é totalmente perfeito.


Embora, Descartes seja um hábil defensor da razão, em sua obra ele comunga razão e religião, ao argumentar que existe um Deus que está por trás de toda a ciência feita pelo homem, ou seja, toda a verdade encontrada pelo homem é proveniente de um Ser perfeito.



Com vista no pensamento de Descartes, pode-se dizer que conflitos seculares entre Religião e Ciência, que até hoje fazem parte da sociedade, poderão apenas ser respondidos com a conciliação de ambos os lados. É necessária a aliança da razão e do sobrenatural.


Nenhum comentário:

Postar um comentário