Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 27 de março de 2011

Descartes e a Pós-Modernidade

Ao analisarmos o "Discurso do Método" de Descartes, percebemos, de imediato, a importância que a idéia de Deus tem para ele.Segundo a obra em questão, o mundo todo teria sido criado por um ser superior. Nós, portanto, também seríamos fruto dessa criação, embora dotados de tantos defeitos e imperfeições, e, por sermos configurados "a sua imagem e semelhança", também teríamos a mesma capacidade de criar que este ser.
Essa idéia de Descartes acerca da capacidade criadora do homem favorecia, e muito, o Renascimento Comercial do século XVI, época na qual viveu René. E o motivo desse favorecimento é evidente: como o lucro era o principal objetivo a ser alcançado naquele momento, ele seria maior se, em vez de se comercializar produtos"antigos", fossem negociadas as novas criações dos homens.
Hoje, este mesmo favorecimento é ainda percebido. A nossa sociedade pós-moderna é marcada por um forte processo globalizador que faz com que o capitalismo seja muito acentuado. Assim, as novidades, as invenções humanas mais modernas, são, a cada dia, mais necessárias à manutenção dos interesses econômicos de nosso meio social.
E é também por causa dos interesses referentes ao lucro que percebemos o quanto é relevante, em nossa vida cotidiana, um outro "princípio cartesiano" : a racionalidade. O homem da pós-modernidade, em geral, só pensa em trabalhar e acumular bens e riquezas. Por isso, percebemos que nos falta, cada vez mais,tempo para o lazer e para o convívio interpessoal. Assim, somos obrigados a ser racionais, tendo que recorrer a "personal friends" e "igrejas delivery" para nos satisfazermos. Esta racionalidade também fica evidente em outros aspectos de nossa vida. Não podemos, por exemplo, escolher nossa profissão somente por vocação. Temos que fazer um famoso "Gráfico Cartesiano" de valores econômicos para decidirmos qual é a carreira que rende mais.



Diante do exposto, fica fácil percebermos o quanto somos seguidores dos princípios de Descartes na atualidade. E é esse um dos grandes méritos de René: suas idéias ficaram "quase imortais" ao longo do tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário