Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 27 de março de 2023

Como a ciência do direito me ajuda a olhar para o mundo?

 

A ciência do direito reflete diretamente os valores e necessidades de uma determinada sociedade e daqueles que criam sua legislação. Ela não é fixa e nem isolada. Cada cenário histórico, cada sociedade e cada contexto necessitou de uma determinada forma legislativa. Dessa maneira, a ciência do direito nos permite a olhar individualmente para uma sociedade e compreender sua ideologia, sua cultura, seus valores, etc.

Em constante mudança, o direito reflete também as mudanças da sociedade. O mundo e o direito não podem ser encarados de forma isolada na medida em que são o reflexo um do outro. Se o mundo muda, o direito também mudará. Se a sociedade evolui, o direito também precisa evoluir. Dessa forma, olhar para a ciência do direito é olhar para um reflexo do mundo. Ao olhar para os dois como complementares ou iguais, podemos perceber, pelo conhecimento da ciência do direito, as problemáticas do mundo e nas formas em que o direito afeta o mundo diretamente, como: na justiça, na regulamentação das relações sociais, na política, economia, etc.

A ciência do direito também nos permite olhar para o mundo de uma forma crítica e analítica e, assim, a partir desta ciência, estabelecer normas que permitam combater possíveis injustiça e desigualdades estruturais do mundo e suas sociedades. E como mecanismo de percepção das problemáticas da sociedade e de transformação social, o direito possui papel fundamental em analisar as mudanças sociais e garantir que as normas e regras sejam atualizadas para atender às necessidades da sociedade e, por isso, o direito desempenha um papel importante na proteção dos direitos humanos e na promoção da justiça social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário