como a ciência do direito me ajuda a olhar para o mundo.
O direito está diretamente ligado à regulamentação da conduta dos seres humanos, que a partir disso buscam agir em prol do coletivo e, não do individualismo, rompendo diversos preconceitos e paradigmas.
Tendo como exemplo, a vida dos deficientes físicos e mentais que mudou muito desde o início das primeiras sociedades, o preconceito, as barreiras, e a discriminação ainda são presentes na vida das pessoas com deficiência, mas esses estigmas são imensamente menores nos dias atuais. Antes as pessoas com deficiência eram indignas à vida, marginalizadas e demonizadas.
A partir disso, a Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1948, dá início a criação de políticas públicas para melhorar a qualidade de vida de deficientes físicos e mentais. A Lei nº 7.853, de 1989 e o Decreto nº 3.298, de 1999 correspondem aos principais documentos normativos garantidores da cidadania das pessoas com deficiência.
Os princípios, as diretrizes, os objetivos e os instrumentos da Política Nacional para Integração da Pessoa com Deficiência tratam da ação governamental e das responsabilidades de cada setor, determinando pleno acesso à saúde, à educação, à habilitação e reabilitação profissionais, ao trabalho, à cultura, ao desporto, ao turismo e ao lazer, bem como de normas gerais de acessibilidade nos espaços físicos, nos transportes, na comunicação e informação e no que tange às ajudas técnicas.
A Constituição de 1988 é um marco brasileiro para as pessoas com deficiência, ela deu à Assistência Social status de Política Pública, formando a Seguridade Social. É um período de transição do assistencialismo para Política Pública de Assistência Social, de caráter universalista, seletiva, voltada para quem dela precisar, não contributiva.
o direito acompanha a evolução da sociedade, tornando os preconceitos cada vez mais intoleráveis, buscando a melhora do coletivo.
Leticia de Oliveira Martins- 1° ano Direito noturno
R.A: 231220431
Nenhum comentário:
Postar um comentário