Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 27 de março de 2023

COMO A CIÊNCIA DO DIREITO ME AJUDA A OLHAR PARA O MUNDO

                A sociedade tem uma história carregada por anseios, revoltas, injustiças, vitórias e conquistas. Essa história pode ser analisada através da ciência do direito,a principal ciência jurídica, visando o estudo da aplicação e operação do direito baseado em fenômenos objetivos e diretos. Assim, tomando em consideração o pensamento cartesiano sobre a ciência e a imaginação sociológica de Wright Mills, há a possibilidade de se discutir como a estrutura jurídica ao longo da história humana foi criada e desenvolvida, além de suas consequências.

             A imaginação sociológica permite a compreensão da relação entre as mais impessoais transformações para as características mais íntimas do ser humano. Ademais , as estruturas de poder e a sua manutenção sempre foram amparadas pelo direito, no qual os indivíduos que possuíam esse poder utilizavam-se dessa ferramenta para concentrarem privilégios a uma camada dominante da população. Logo, as desigualdades e injustiças impostas a grupos majoritariamente excluídos da sociedade são uma consequência dessa estrutura que impacta as relações interpessoais dos indivíduos que compõem a sociedade. Dessa maneira, o entendimento dessa relação do impessoal para o pessoal liberta o indivíduo de um pensamento centrado em sua esfera privada.

          Em segunda análise, para estudar tais consequências devemos basear-nos em um método científico, o qual precisa da racionalidade mais a observação de fatos concretos e objetivos para elaborar uma resposta. Além disso, de acordo com Descartes, a ciência é voltada para o bem do homem, pois o avanço científico significa um progresso do conhecimento sobre o mundo e a sociedade. Sendo assim, as desigualdades que foram herdadas historicamente por grupos sociais, somente serão diminuídas e até exterminadas através de um olhar científico e esclarecedor a respeito do assunto.

                Em suma, é imprescindível a utilização da imaginação sociológica exposta por Wright Mills e a visão sobre a ciência de Descartes adjunto da ciência do direito para a compreensão do mundo de uma forma ampla e evidente.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário