Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 31 de maio de 2015

Émile Durkheim : o pai da Sociologia

Émile Durkheim, importante pensador do século XIX, teve como principal feito criar a sociologia tal como ela é, definindo o método e o objeto de estudo dela. Este ele determinou com o conceito de Fato Social, aquele criando regras para o relacionamento entre objeto e pesquisador.
Essas normas foram ditadas no livro " As Regras do Método Sociológico", onde Durkheim diz que o cientista social deve se desprender de suas noções preconcebidas ,buscando sempre uma neutralidade, mesmo que esta seja de difícil alcance, pois cientista e objeto possuem a mesma natureza.Além da imparcialidade, ele também defende a pesquisa empírica para basear as teorias, ou seja, uma coleta de dados sobre o fato estudado antes de se formar uma hipótese.
Os itens estudados são definidos pelo sociólogo como fatos socias, os quais são ações ou pensamentos exteriores a um indivíduo que foram internalizados por meio de uma coerção, a qual só é sentida quando se tenta contraria-los.Esses fatos estão muito presentes na sociedade, indo desde a moeda e língua usadas até às funções desempenhadas.
Émile Durkheim, portanto, além de regulamentar a relação entre pesquisador e pesquisado ele delimitou o alvo de estudo da sociologia.É por isso que ele é considerado o pai dessa ciência.

 Rafael O. de Mirando 1 ano de Direito( diurno)


Nenhum comentário:

Postar um comentário