Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 31 de maio de 2015

Não há humanização sem a sociedade

O ser humano , por ser um ser essencialmente social , não existe sem sociedade , segundo Émile Durkheim. O fato social (objeto de estudo proposto pelo sociólogo francês) é um realidade independente , exterior e preexistente ao próprio indivíduo, sendo assim todo humano que nasce estará sujeito a coerção exercida pela sociedade.Ao nascerem , não escolhem seu idioma ou o seu comportamento e costumes , visto que isso já está previamente definido a sua existência. Aqueles homens que não nasceram e cresceram no meio social não estão sujeitos ao fato social , restando a eles apenas saciarem suas necessidades elementares.
 Por não terem passado pelo convívio social , eles não deixam de serem humanos , porém se tornam homens não humanizados. Um exemplo claro disso é a das meninas lobo, duas irmãs selvagens( Amala e Kamala)  que foram encontradas em 1920 na Índia. Criadas e alimentadas por lobos , ambas cresceram sem o contato com qualquer outro humano até o momento em que foram encontradas com idades relativamente baixas (cerca de 1 ano e meio e a outra com 8) . A tentativa de inseri- las na sociedade foi totalmente falha , visto que sem a ação da sociedade no processo de formação do indivíduo , não há humanização .
 Ambas tinham extrema dificuldade de comunicação , não demonstravam emoções e andavam como se fossem quadrúpedes.Se houvesse a ação do fato social desde seu nascimento é bem provável que as irmãs teriam se tornado humanas humanizadas.
Eric Kaoro Okino
Direito noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário