Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 31 de maio de 2015

Ideias? Só a partir das coisas

Émile Durkheim, busca explicar na obra “As Regras do Método Sociológico”, entre outras ideias, seu conceito de “fato social” e as regras para a observação desses fatos, caracterizadas por um empirismo acentuado e um distanciamento entre o observador e o objeto de análise científica.

Fato Social é tudo aquilo que, independentemente da vontade do indivíduo, é imputado a ele e incorporado por ele, influenciando sua maneira de agir e de conduzir, através de uma coerção externa, que age antes mesmo dele nascer. A partir desse pensamento, o indivíduo está imerso na sociedade e minimamente influencia o todo do fato social. Não há singularidade no seu agir social, sendo esse agir um caleidoscópio de referências do coletivo.

Observáveis são tais fatos sociais nos padrões da moda, na maneira de se falar, nas preferências musicais, no pensamento do senso comum e nos hábitos mais banais do cotidiano humano, que imperceptivelmente coagem as pessoas a agirem de determinada forma.

Após explicar o que é o fato social, Durkheim constrói certas regras para o método de estudo desses fatos. Segundo ele, a primeira e a mais fundamental dessas regras é tratar os fatos sociais como coisas. Não em um sentido de “coisificar” o indivíduo na análise, mas sim de distanciar o observador e o objeto que, exclusivamente no estudo sociológico, são os mesmos. É necessário, portanto, cortar os vínculos entre o sujeito e o objeto, visando evitar qualquer influência na busca pela verdade científica.

Assim, o método correto de análise dos fatos sociais seria partir da observação, descrição e comparação das coisas para, então, chegar às ideias, às conclusões. Dessa forma, seria proporcionado o distanciamento entre o observador e o objeto, e o corte de vínculos com ideias pré-concebidas, possibilitando uma busca pela verdade científica.

Lucas Camilo Lelis
1º ano - Direito Diurno
Introdução à Sociologia - Aula 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário